O que significa a carta DDR

O Direito de Dispensa de Regresso abrange uma clausula contratual que dará o direito de a empresa de seguro recuperar o valor da indenização paga ao contratante, caso seja comprovado que a causa do dano foi por conta de terceiros. Ter essa carta na apólice, não retira a obrigatoriedade da empresa de transportes de contratar outras coberturas de responsabilidade civil.

Se o proprietário da carga optar por contratar uma DDR, ele deverá enviar um documento declaratório ao transportador de forma a se comprometer a isentá-lo dos cuidados por prejuízos a carga em situações de delito. Esta declaração deverá ser assinada pelo proprietário e pela seguradora, de forma que esta tenha ciência da clausula.

Qualquer indivíduo pode procurar por um seguro de carga e contratá-lo?

Não existe regra exigindo um tipo de perfil, como pessoa física ou jurídica, para a contratação de um seguro para transporte de carga. Entretanto, as modalidades abrangem “pessoas” diferentes que devem contratar um plano.

Por exemplo, os seguros de responsabilidade civil devem ser contratados pelo proprietário do bem a ser transportado, pois visam garantir as indenizações relacionadas a perda ou danos causados ao mesmo, no caso asseguram a carga propriamente dita. E os seguros de transporte são destinados a empresa transportadora, uma vez que garantem o resguardo o bem durante o transporte.

Embora ambos sejam de contratação obrigatória, diferem de coberturas e das responsabilidades das partes envolvidas. Neste caso, é bom contar com o auxílio de um corretor para sanar dúvidas e escolher o que cada uma das partes precisa em relação a cobertura de um plano de seguro.

A participação do perito é obrigatória em uma vistoria de sinistro?

Por ser um profissional com conhecimento técnico, ele será crucial para avaliar a situação e dizer o que houve, o que foi avariado e as causas, por exemplo. Entretanto, o perito para o transporte de carga realiza apenas a apuração da causa, natureza e extensão do sinistro e ajuda a tornar mais rápido o processo de pagamento da indenização.

Em casos de sinistro é comum que as seguradoras avaliem a situação em conjunto a representantes da transportadora e do proprietário da carga. A vistoria em si é obrigatória para entender o que aconteceu e o que ocasionou o sinistro, além de avaliar se foi uma perda total ou parcial, por exemplo.